A arte da perfeição Japonesa – 技Waza

Por Yuri Miziara

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Sabemos que os japoneses buscam a perfeição em tudo que se pré dispõe a fazerem, na acupuntura japonesa não seria diferente já que está entranhado em sua cultura esse dogma ou forma de vida.

A disciplina e resiliência dos japoneses é algo que nos surpreende muito, podemos ver seus reflexos na arte, no chá, em suas construções e nas artes marciais. Um conceito que aparece muito em diversos segmentos, como cintados anteriormente, essa disciplina e busca pela perfeição nos leva ao conceito de 技Waza que tem seu significado amplo quando pensamos no seu ideograma em uma tradução direta ele traz alguns significados, são eles: técnica, arte, habilidade, oficio, capacidade, façanha, performance, vocação e artes.  Porém ainda assim fica raso a ideia quando vemos na integra o que o ideograma diz, vamos entender a sua raiz econstrução.

技 – Waza

扌- Mão.

十 – Dez.

又 – outra vez, além disso, na outra mão.

支 – Ramo, Apoio, Sustentar, braço.

Quando trazemos a ideia da desconstrução do ideograma podemos ter algumas ideias sendo elas de repetição, de resistência, de uso das duas mãos e de plenitude. Quando temos o radical de mão e o de outra mão entendemos que é algo feito com ambas as mãos quando temos o radical de dez entendemos a perfeição naquilo que é feito, pois dez traz o sentido máximo no numeral, e quando temos o radical de sustentar e de apoio entendemos que sua ideia é de tempo e duração. 

Nesse sentido acabo por usar o conceito mais aprofundado de 技Waza que remete a um conceito de resiliência e repetição que leva ao máximo grau no que se é executado. Vemos isso muito presente na prática das habilidades com agulhas, moxa, métodos de diagnósticos, escolha de pontos e tudo aquilo que envolve o momento antes, durante e depois do tratamento. 

Praticar o 技 Waza na sua arte de Acumoxa começa desde antes de atender, sendo um conjunto de ações feitas desde se preparar até o ato do atendimento em si. Logo tudo o que você faz na sua prática clinica e antes dela necessita de treinamento, alguns profissionais ficam inseguro por não terem praticado o suficiente sendo essa prática o estudo, pra obter conhecimento, ou o treinamento de suas habilidades com os materiais usados em sua prática clinica.

Lembro-me que no inicio de minha carreira tive muita dificuldade, insegurança e até mesmo a falta de empatia com os meus pacientes, pois focava muito na técnica apenas. Tendo a mente focada no resultado final e não na construção desse resultado, um caso clínico que me vem sempre a cabeça para me lembrar da minha longa jornada é de uma paciente que descrevo abaixo.

Caso clínico:

Paciente, 25 anos, sexo feminino.

Queixa: Dores pelo corpo relata ter fibromialgia.

Pulso: em corda, na posição guan do lado esquerdo no nível profundo apresenta uma deficiência ao comprar com os demais, assim como na posição chi no nível profundo apresentou deficiente em relação aos demais.

Abdômen: na palpação abdominal vemos uma tensão no lado esquerdo do umbigo subindo até a zona intercostal esquerda.

Tratamento: Foram utilizados os pontos 曲泉kyokusen/F8 e 陰谷Inkoku/R10 em tonificação como pontos raiz do padrão dela e em seguida usou-se o 曲池kyokushi/IG11 em tonificação para o tratamento das dores generalizado assim como o uso de 知熱灸Chinetsukyu em pontos 肩こりKata Kori ou de tensão costas e zonas tensas no abdômen, foi usado os pontos 肝兪Kanyu/B18 e 腎兪Jinyu/B23 em tonificação com agulha.

Conclusão do atendimento: a paciente relatou melhora após a sessão, mas durante a semana teve poucas crises de dores de forma mais espaçada.

Essa paciente deu muito trabalho por se tratar de uma paciente muito sensível a qualquer toque em sua pele, ela sentia dor ao encostar de forma suave na pele, como ela relatou: “-sinto dores como se tivesse tudo inflamado”.  Trouxe esse caso clínico, pois ele retrata bem a memória eu tive durante o atendimento que foi um terror para mim, pois me deixou assustado, só de sobrepor a mão em sua pele ela contraia como se tivesse sentindo muita dor e de fato estava sentindo. Após a primeira sessão dela eu me senti derrotado, mesmo ela saindo melhor dos sintomas, ainda assim me senti péssimo, pois no agulhamento ela sentiu muito desconforto assim como na palpação do meridiano mesmo com toques suaves. 

Ao me pegar nesses pensamentos tristes percebi que faltava algo, e comecei a me questionar o que seria, treinei em meu agulhamento nos pontos井木穴 Sei-Moku-Ketsu/Ting/Nascentes ou Poço, assim como na sola do pé a fim de melhorar a minha inserção de agulha fazendo assim o 技Waza do 鍼Hari/Agulha e comecei a estudar mais em teoria sobre a patologia dela e retornar aos clássicos para entender mais aonde precisava melhorar, assim como fui até meu professor entender onde eu cometi minha falha. 

Meu professor falou que o caminho era esse mesmo, que o que precisava fazer é praticar mais e treinar mais para se aperfeiçoar e que só não poderia me cobrar com tanto afinco, pois esse tipo de pensamento poderia não trazer a real satisfação e felicidade para mim como profissional. Assim como eu deveria entender que a leveza que tenho que levar diante a minha jornada para me formar um acupunturista ou Acumoxaterapeuta, não poderia ser muito rígido, pois temos que seguir de forma fluídica e harmoniosa para se tornar um bom acupunturista, mas acima de tudo uma boa pessoa. Com isso pensando em como melhorar percebi que estava navegando na raiz da cultura japonesa da perfeição em cada ação e da percepção nesses detalhes que buscamos quando aplicamos o 技Waza no que propomos a fazer. Colocando após o diálogo do meu professor mais leveza na minha longa jornada nesse universo do 鍼灸Harikyu/Acumoxa.